Declaração de Fé

As doutrinas básicas na Declaração de Fé da Igreja Cristã Nascer de Novo representam o que acreditamos ser elementos centrais do ensino bíblico. Esperamos que todos os membros da Igreja Cristã Nascer de Novo compreendam as seguintes doutrinas:

1. Sobre Deus

Cremos em um único Deus (Ef. 4.6), eterno (Gn 21.33), revelado em três pessoas distintas que são iguais em poder, glória e majestade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo (Mt. 28.19; 2 Co. 13.13); Criador do Universo, de todas as coisas que há nos céus e na terra (Ap. 4.11), visíveis e invisíveis (Hb. 11.3), e, em especial, a coroa da criação: os seres humanos (Sl. 8.3-8). Como o Criador imortal e eterno, Deus soberanamente governa sobre toda a Sua criação (Salmo 24:1). Ele é amável, justo, reto e perfeito em todas as suas ações.

2. Sobre as Escrituras

Acreditamos que as Escrituras, os 66 livros do Antigo e Novo Testamentos, são a Palavra inspirada de Deus e, portanto, estão sem erro em seus escritos originais. Esses escritos, e somente eles, constituem a Palavra verbalmente inspirada de Deus, que é completamente autoritativa e livre de erro. As Escrituras são suficientes para tudo o que Deus requer que creiamos e façamos, e, portanto, devem ser cridas como instrução de Deus em tudo o que ensinam; obedecidas como mandamento de Deus em tudo o que exigem; e confiadas como promessa de Deus em tudo o que prometem (Isaías 40:6-8). À medida que o povo de Deus ouve, crê e obedece à Palavra, eles são equipados como discípulos de Cristo e testemunhas do evangelho (Romanos 10:14-17).

3. Sobre Jesus

Cremos no Senhor Jesus Cristo, o Filho de Deus (Hb. 4.14), plenamente Deus (Fp. 2.5-8; Cl 2.9), plenamente Homem (1 Tm. 2.5), em sua concepção sobrenatural e nascimento virginal (Mt. 1.20-25), em sua morte substitutiva e expiatória (Rm. 4.24,25), em sua ressurreição corporal dentre os mortos (Lc. 24.36-43; At 3.15) e em sua ascensão aos céus (Lc. 24.50,51) de onde há de retornar (At 1.10,11) para consumar sua obra redentora (Fp. 3.20,21).

4. Sobre Criação e Queda

Deus criou o mundo inteiro a partir do nada (Gênesis 1:1-2; Salmo 24:1). A obra criativa de Deus é a expressão abundante do amor presente na comunhão Trinitária. A criação, conforme o desígnio de Deus, era boa (Gênesis 1:3-31).
Deus não apenas permite que o mundo exista, Ele faz o mundo existir. Ele sustenta o universo pela palavra do Seu poder e mantém o mundo unido em Si mesmo (Colossenses 1:17).
Deus criou a humanidade—homem e mulher—à Sua imagem (Gênesis 1:27-30), tornando cada ser humano sagrado. Homens e mulheres foram designados para representar Deus em Sua criação e possuem igual acesso a Ele pela fé em Cristo. Eles são chamados a participar ativamente na família, igreja e vida cívica. Adão e Eva foram criados para se complementarem em uma união de uma só carne no casamento.
Através da tentação de Satanás, a humanidade caiu de sua santidade original (Gênesis 3) e herdou uma natureza corrupta oposta a Deus (Romanos 3:9-20). Todos os seres humanos estão sob condenação e vivem sob o domínio do pecado e de Satanás (Efésios 2:1-3), sendo inimigos de Deus.

5. Sobre a Salvação

A salvação é um dom de Deus, concedido somente pela graça para seu povo, escolhido nEle antes da fundação do mundo. Não pode ser ganha através de boas obras, mas somente pela graça mediante a fé. E é recebida por todos aqueles que creem e confiam em Jesus Cristo como Senhor e Salvador. O qual por meio de sua vida, morte e ressurreição providenciou eficazmente o perdão para os nossos pecados.
(João 1.12; Romanos 5.1-2, 6.23, 8.28-39; Efésios 2.8-9; Gálatas 3.26; 1 Pedro 1.18-19; 1 João 5.11-12)

6. Sobre o Batismo

Cremos no batismo ordenado por Jesus (Mt. 28.19; Mc. 16.16) realizado por imersão em águas (At. 8.35-39), que expressa publicamente nossa fé (que se identifica, apropria e confessa) na substituição realizada por Cristo em sua morte, sepultamento, ressurreição (Rm. 6.3-5) e posição à direita de Deus (Ef. 2.6), sendo o selo da fé na nova aliança assim como a circuncisão o foi na antiga aliança (Cl. 2.11,12; Rm. 4.11). O batismo é o ato de uma igreja afirmar e representar a união de um crente com Cristo, imergindo-o em água; e o ato de um crente se comprometer publicamente com Cristo e com o seu povo, unindo assim um crente à igreja e o distinguindo do mundo.

7. Sobre o Espírito Santo e os Dons

Cremos no Espírito Santo, consubstancial com o Pai e o Filho, que convence do pecado (João 16:11), regenera o pecador (João 3:5; Tito 3:5), habita nos justificados (1 Coríntios 3:16), é o “selo da promessa” e “garantia de nossa herança” (Efésios 1:13-14), e guia os filhos de Deus (João 16:13; Romanos 8:14; 1 João 2:20,27).
Cremos na contemporaneidade dos dons do Espírito Santo, distribuídos conforme a sua vontade (1 Co. 12.11) para edificação da Igreja (1 Co. 14.5) evangelismo (1 Co. 14. 24,25) e que devem ser administrados com ordem e decência (1 Co. 14.40).

8. Sobre a Igreja

Cremos que a Igreja é o corpo de Cristo enviada ao mundo para refletir a glória de Deus.
Deus, por meio de Sua Palavra e Espírito, cria a Igreja, chamando a humanidade pecadora para a comunhão com o corpo de Cristo (1 Coríntios 12:12-31). A Igreja é composta por aqueles que se tornaram verdadeiros seguidores de Jesus Cristo e se apropriaram pessoalmente do evangelho. A Igreja existe para adorar e glorificar a Deus como Pai, Filho e Espírito Santo, e seu ministério é uma extensão do ministério de Jesus pelo poder do Espírito.
A missão final da Igreja é glorificar a Deus fazendo discípulos (Mateus 28:18-20). A Igreja é chamada a fazer discípulos através da adoração, discipulado, evangelismo, serviço e comunhão.

9. Sobre a Ressureição e o Fim dos Tempos

Cremos que Jesus Cristo retornará para julgar os vivos e os mortos (Mateus 25:31-46; 2 Timóteo 4:1). Esse retorno incluirá a ressurreição dos mortos e a glorificação dos vivos em Cristo (João 5:28-29; Filipenses 3:20-21), o julgamento dos justos e injustos (Apocalipse 20:11-15), e a realização do reino de Cristo nos novos céus e nova terra (Apocalipse 21:1-5). Satanás e todos fora de Cristo serão separados da presença de Deus e sofrerão punição eterna (Apocalipse 20:7-15), enquanto os justos viverão e reinarão com Cristo para sempre, e a criação proclamará a glória de Deus que fará todas as coisas novas.

As Confissões Históricas

A nossa igreja afirma as duas confissões básicas do Cristianismo histórico:

O Credo Apostólico (Sec. II a séc. VIII)

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso, Criador do Céu e da terra.
Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor,
o qual foi concebido por obra do Espírito Santo;
nasceu da virgem Maria;
padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos,
foi crucificado, morto e sepultado;
ressurgiu dos mortos ao terceiro dia;
subiu ao Céu;
está sentado à direita de Deus Pai Todo-poderoso, donde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo;
na Santa Igreja Universal;
na comunhão dos santos;
na remissão dos pecados;
na ressurreição do corpo;
na vida eterna. Amém.

O Credo Niceno (Sec. IV)

Cremos em um só Deus, Pai Onipotente, criador do céu e da terra, e de todas as coisas, visíveis e invisíveis.

Cremos em um só Senhor Jesus Cristo, Filho unigênito de Deus, gerado do Pai antes de todos os tempos, Deus de Deus, Luz de Luz, verdadeiro Deus de verdadeiro Deus, gerado, não feito, do mesmo ser com o Pai, por meio do qual todas as coisas foram feitas;

o qual, por nós e pela nossa salvação, desceu do céu, e se encarnou do Espírito Santo e da virgem Maria, e se tornou verdadeiramente humano.

Foi por nós crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu, e foi sepultado, e ao terceiro dia ressuscitou, segundo as escrituras;

subiu ao céu e está sentado à direita do Pai.

Virá de novo com glória a julgar vivos e mortos, e o seu reino não terá fim.

Cremos no Espírito Santo, o Senhor, o Doador da vida, o que procede do Pai e do Filho, o qual juntamente com o Pai e o Filho é adorado e glorificado, o qual falou através dos profetas.

Cremos na Igreja una, santa, católica (universal) e apostólica. Reconhecemos um só batismo para remissão dos pecados. Esperamos a ressurreição dos mortos e a vida do mundo vindouro. Amém.